erasmus · vida de hospital

e para ir limpando o pó, um dia como outros

30743266672_26a6d98a6e_b
Tirol Klinik e as montanhas carregadinhas de neve

acordar às 6 e meia da manhã para  estágio de anestesia. tomar o pequeno almoço e sair de casa para os -7 graus que o Google Weather prometia (parecia mais quente, felizmente). Chegar ao hospital, tirar os casacões para o cacifo que patilho com um desconhecido (qual é a lógica, então?), vestir a bata e perder-me: ir para o piso errado, depois não conseguir chegar ao certo porque está restringido ao público em geral (embora eu tenha um cartão que o deixa abrir… mas não o usei porque sou parva), pedir ajuda a alguém que resolve falar-me em inglês e depois deixar-me com outra pessoa dizendo, em alemão, que estou “total verloren” – completamente perdida (ao menos percebi!). Trocar da bata para a roupa cirúrgica (#superqueháde30743266672_26a6d98a6e_bbaterlikesnoinsta), encontrar o tutor do meu tutor, ir para o bloco, ver toda a preparação da doente – elétrodos, acesso arterial, acesso venoso central (quanto  médico não tentou até conseguir!), intubação orotraqueal com tubo de duplo lúmen… ora vê onde está clampa deste lado, ora troca e clampa do outro, ora isto, ora aquilo. mais de uma hora só neste pré-cirurgia. um número austríaco telefona-me, não posso atender. depois de tudo começar e a doente parecer estável, chega outro anestesista para aquele poder descansar um bocadinho. vamos beber água, o anestesista diz-me que uma das vantagens de o ser é poder parar um bocadinho durante a cirurga, tento telefonar ao número que telefonou (mail box…), vou à casa de banho. voltamos ao bloco. lá fora estava enublado, e com as janelas quase fechadas e as luzes da sala ligadas, parecia que o dia já ia bem longo lá fora. sentia-me como se tivesse acabado de almoçar e estivesse prestes a começar a tarde. pego no telemóvel. vejo as horas.

são 9 e meia da manhã.

3 thoughts on “e para ir limpando o pó, um dia como outros

Deixe uma Resposta

