erasmus · vida de hospital

Sueco

Sim, meti-me a estudar Sueco este semestre. (a loucura podia ter-me dado para pior, concedam-me lá). É interessante aprender sueco em alemão, dá assim uma voltinha ao cérebro e faz-me fazer parva porque 1- às vezes (mas menos do que esperava) pura e simplesmente o meu conhecimento de alemão não chega ao que estão a falar; 2-o meu background nativo é do português e não do alemão, e isso faz com que haja palavras que para eles sejam óbvias e para mim não tanto (por exemplo: flygplats em sueco bate logo certo com Flughafen em alemão, mas em português é aeroporto e por isso tenho de dar mais uma voltinha mental até lá chegar).

mas o que me irrita é mesmo as pequeninas coisas, que parecem ser feitas para aqui a tuga se baralhar ainda mais. ora vejamos:

semestrar – passar férias. (en semester – férias).

Vi – nós

Ni – vós

Han – ele

Hon – ela

e assim num jeito de conclusão: aprendo sueco e o que é que vou fazer? um mês de estágio na Dinamarca. ‘Tá certo.

 

4 thoughts on “Sueco

Deixe uma Resposta

